31 outubro 2014

Resenha: Esaú e Jacó



Estava tudo indo tão bem. O ciso parou de crescer, estava bem disposta e sem cansaço, mas esses dias o pessoal aqui de casa ficaram resfriado e acabaram passando pra mim. Portanto, estou mal da garganta... Mas eu não quero falar disso aqui, vim trazer uma resenha para vocês...




Sinopse - Esaú e Jacó - Machado de Assis
O título é extraído da Bíblia, remetendo-nos ao Gênesis, é à história de Rebeca, que privilegia o filho Jacó, em detrimento do outro filho, Esaú, fazendo-os inimigos irreconciliáveis. A inimizade dos gêmeos Pedro e Paulo, do romance de Machado, não tem causa explícita, daí a denominação de romance "AB OVO" (desde o ovo).

É o romance da ambiguidade, narrado em 3ª pessoa, pelo Conselheiro Aires. Pedro e Paulo seriam "os dois lados da verdade".

À medida que vão crescendo, os irmãos começam a definir seus temperamentos diversos: são rivais em tudo. Paulo é impulsivo, arrebatado, Pedro é dissimulado e conservador - o que vem a ser motivo de brigas entre os dois. Já adultos, a causa principal de suas divergências passa a ser de ordem política - Paulo é republicano e Pedro, monarquista. Estamos em plena época da Proclamação da República, quando decorre a ação do romance.

Até em seus amores, os gêmeos são competitivos. Flora, a moça de quem ambos gostam, se entretém com um e outro, sem se decidir por nenhum dos dois: é retraída, modesta, e seu temperamento avesso a festas e alegrias levou o Conselheiro Aires a dizer que ela era "inexplicável". O conselheiro é mais um grande personagem da galeria machadiana, que reaparecerá como memorialista no próximo e último romance do autor: velho diplomata aposentado, de hábitos discretos e gosto requintado, amante de citações eruditas, muitas vezes interpreta o pensamento do próprio romancista.

As divergências entre os irmãos continuam, muito embora, com a morte de Flora, tenham jurado junto a seu túmulo uma reconciliação perpétua. Continuam a se desentender, agora em plena tribuna, depois que ambos se elegeram deputados, e só se reconciliam ao fim do livro com novo juramento de amizade eterna, este feito junto ao leito da mãe agonizante.

Sobre o livro: Esse livro foi indicado pelo meu professor de literatura para fazer parte do seminário que meu grupo vai apresentar. Ele disponibilizou 3 autores e eu quis ficar com Machado de Assis. Nunca tinha lido nenhum livro dele, daí veio essa vontade de conhecer um escritor brasileiro mais a fundo. Por ser um livro mais antigo, tive que recorrer ao dicionário algumas vezes, pois tinha palavras que eu não conhecia. Esaú e Jacó conta a história de dois irmãos gêmeos, Pedro e Paulo com personaliades bem diferentes e com isso se tornam rivais. Sua mãe, Natividade fazia de tudo para os filhos se darem bem. Se envolvem com política e se apaixonam pela mesma mulher e assim a história se torna bem envolvente. É incrivel como Machado escreve esse livro, pois quem narra a história é o Conselheiro Aires e em vários momentos ele conversa com o leitor. Chega ser engraçado quando ele cita que estamos tentando adivinhas alguma coisa que virá a diante na história. Eu adorei ler Machado e quero sim ler outras obras dele. Recomendo quem ainda não leu nenhum clássico desses a ler Machado, claro que com paciência tbm pq a escrita é antiga e tem coisas que não iremos reconhecer. 

Beijos !!

7 comentários:

  1. Oi Aline
    É uma romance bem temperado com a disputa dos dois,
    adoraria ler se tivesse tempo, ótima a resenha fiquei tentada
    a ler.
    beijinhos e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Melhoras pra você. Resfriado é muito ruim.

    O livro parecer ser bom, eu ainda não li nenhuma obra desse autor. Quando tiver uma oportunidade irei ler. *-*

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  3. Já comecei a ler Dom Casmurro mas achei muuuito parado pro meu gosto kkkk mas confesso que os temas sempre me encantam. Talvez algum dia eu tente de novo ^^

    Um beijo grandããão!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona!!!!!
    Não sou muito fã desse tipo de literatura não, mas até que me interessei jahahahah!

    Isa | http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  5. Melhoras pra vc. Ainda não li este livro. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por Machado de Assis, esse livro deve ser incrível!
    Beijos
    Paty
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir
  7. Machado de Assis é otimo né? mas só leio mesmo para os trabalhos da escola por que fora isso, nao! hahaha

    Beeeeeeijos !! ♥
    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

- O blog é pessoal portanto respeite.
- Deixe o link do seu blog pra eu visitar.
- Favor sem xingamentos.
- Pode ter certeza que irei no seu blog tbm.

Obrigada pela visita, não esqueça de seguir o blog e volte sempre !

Beijos Aline Cuerci