08 setembro 2011

Entendendo corticoides

Pra quem ainda tem dúvidas sobre esse medicamento e faz uso, precisa saber dos riscos dele e dos benefícios que ele trás. Muita gente ainda tem dúvidas e param de tomar ele do nada, isso é perigoso e entenda o porque.Achei na internet em minha andanças umas coisas falando sobre ele e resolvi postar aqui pra vocês entenderem melhor.

- COSTICOSTERÓIDES (CS)


Os corticosteróides são um grande grupo de substâncias químicas (hormonios) produzidas pelo nosso organismo. Estas mesmas substâncias, ou seus derivados, podem ser produzidas em laboratório e utilizadas para o tratamento de várias doenças.

Estes medicamentos também são conhecidos pelo nome de glicocorticóides, mas a sua designação mais corrente é de corticosteróides (CS). São medicamentos que atuam de forma muito rápida e potente suprimindo a inflamação através da interferência com as reações imunológicas de uma forma complexa. São frequentemente utilizados para obter uma melhora rápida dos sintomas antes que outros tratamentos utilizados em combinação possam começar a atuar.

Além de alterar a imunidade (são imunossupressores) são anti-inflamatórios potentes, e estão também envolvidos em muitos outros processos de regulação do nosso organismo como, por exemplo, na função do coração e dos vasos, nas respostas ao stress, no metabolismo das gorduras, dos açucares e da água, e na regulação da pressão sanguínea, entre outros.

Paralelamente aos seus efeitos terapêuticos potentes, existe o risco de numerosos efeitos adversos graves , associados particularmente ao tratamento a longo prazo com os CS, sendo por isso muito importante que o médico seja experiente quer na doença, quer nas formas de melhor utilizar estes medicamentos, de modo a reduzir ao máximo possível, os seus efeitos adversos.

Doses e formas de administrar os corticoides (CS)



Os CS podem ser administrados de forma sistêmica (pela boca, ou injetável no músculo ou na veia) ou injetável localmente (nas articulações mais freqüentemente ou nos olhos mais raramente, em casos de uveíte por exemplo).
As doses e formas de administração serão escolhidas pelo médico, de acordo com a doença de que a criança sofre e da sua gravidade. As doses altas, particularmente quando dadas por injeção (pulsos), são muito potente e atuam rapidamente.

Os comprimidos existem em tamanhos diferentes, contendo diferentes quantidades de medicamento, assim como preparações líquidas ou xaropes para crianças pequenas. A prednisona e a prednisolona são os CS mais frequentemente utilizados.
Não existem regras gerais aceitas por todos, relativas às doses e frequência de administração destes medicamentos.

Se forem tomados só uma vez por dia (geralmente de manhã) ou em dias alternados, os seus efeitos adversos serão muito menos importantes, mas a sua potência também será menor que se forem utilizados em doses repartidas ao longo do dia (as quais devem ser reservadas para crianças com doença muito grave).

Quando as doenças são muito graves, muitos médicos preferem doses altas de Metilprednisolona, que é administrada no soro e por gotejamento contínuo e lentamente por 1-2 horas, geralmente uma vez por dia em vários dias seguidos, sendo comumente chamada de “pulso”.

A injeção de CS de ação lenta dentro das articulações inflamadas (intra-articular) é o tratamento de escolha em algumas formas de artrite. Estes CS (geralmente o Hexacetonide de Triancinolona – o mais eficaz de todos – ou o Acetonide de Triancinolona) têm efeito anti-inflamatório persistente dentro da articulação injetada, sem contudo causar os efeitos sistêmicos dos CS oral ou injetável.

Porém, a duração deste efeito é muito variável, podendo durar de semanas a meses na maioria dos pacientes. Uma ou mais articulações podem ser tratadas em cada sessão de infiltração, utilizando uma combinação de analgésicos tópicos (p.ex: creme ou spray anestésico), anestesia local, sedação (com Midazolam, por exemplo) ou anestesia geral, dependendo do número de articulações a ser tratado em cada sessão e da idade do paciente.

Efeitos adversos dos corticosteróides (CS)

Dois tipos principais de efeitos adversos pode ocorrer: os resultantes do uso prolongado de doses altas, e os devidos ao abandono precipitado do tratamento. 
Se os CS forem tomados continuamente durante mais de um mês não podem ser interrompidos de repente, pois isso poderá causar problemas muito graves para o paciente. Estes acontecem devido à produção insuficiente dos CS do próprio organismo, que é suprimida pela administração do medicamento. A descontinuidade do tratamento tem que ser feita com redução lenta e progressiva da dose, num processo chamado de “desmame” dos CS.

A eficácia, bem como o tipo e a gravidade dos efeitos adversos dos CS são muito variáveis de paciente para paciente, sendo por isso difíceis de se prever. Os efeitos adversos têm habitualmente relação forte com a dose total utilizada e a forma de administração, por ex: a mesma dose diária total tem mais efeitos adversos se for dada, de forma fracionada várias vezes ao longo do dia que quando é administrada numa dose única diária.



O efeito adverso mais visível dos CS é o aumento exagerado do apetite, difícil de controlar e que resulta em aumento de peso e aparecimento de estrias na pele (parecidas com as que muitas mulheres têm na barriga, durante a gravidez). A manutenção de uma dieta cuidadosa, com pouca gordura e açucares e rica em fibras (frutas e hortaliças) ajudará a reduzir a tendência para o aumento de peso.

A acne (espinhas) no rosto e tronco pode ser controlada com cremes. Problemas do sono (insônia) e alterações da disposição, e do humor com sentimentos de alegria ou tristeza inexplicados, são frequentes. Se o tratamento com CS for prolongado, é frequente desaceleração do crescimento.

As defesas contra as infecções também são alteradas, podendo haver infecções mais graves ou mais frequentes, o que dependerá da extensão da diminuição da imunidade do organismo. A varicela pode ter uma evolução grave nas crianças com redução da imunidade, sendo por isso importante alertar imediatamente o médico se a criança tratada com CS tiver os primeiros sinais de varicela ou souber que esteve em contacto com alguém com a doença. Dependendo da situação individual podem ser utilizados anticorpos contra o vírus da varicela e/ou medicamentos anti-virais.

A maioria dos efeitos adversos silenciosos podem ser revelados pela vigilância médica cuidadosa. Estes podem incluir:
Osteoporose, que é uma diminuição da resistência dos ossos, levando a fraturas com traumas mínimos. A osteoporose pode ser identificada por um exame especial, chamado densitometria óssea. Sabemos que será útil administrar um suplemento diário de cálcio (cerca de 1 gr/dia) e Vitamina D (250 UI/dia) para reduzir a probabilidade de se desenvolver osteoporose nas crianças tratadas com CS.

Os efeitos adversos sobre o olho, incluem a catarata e o aumento da pressão dentro do olho (glaucoma). 
Se surgir aumento da pressão arterial (hipertensão arterial) uma dieta com pouco sal será muito importante.
O açúcar no sangue (glicemia) pode subir, causando diabetes provocada pelos CS, sendo então indispensável uma dieta pobre em gorduras e em açúcares.

ATENÇÃO

Por isso tudo temos que ter cuidado pra não pegar infecção, tipo gripe e resfriados e sempre estar fazendo exames de sangue, fezes e urina (os mais comuns). É sempre bom pedir para o médico pra ficarmos de olho. E nada de tirar o corticoide do nada, pra depois não sofrer as consequências, tem que ser aos poucos e com o acompanhamento do seu Neuro. Espero ter ajudado um pouquinhos. Qualquer dúvida poste aqui e se quiser eu respondo por email tbm.... 

:)

3 comentários:

  1. legal posta este link no grupo de MG...
    abraços
    Ana Azimovas

    ResponderExcluir
  2. Nossa Aline, muito bom mesmo, ta de parabens viu, otimo pra quem toma essas imbira, rsrs, e saber um pouco mais do que esta acontecendo com a gente

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline, passei pra dar uma lida em seus tópicos, são perfeitos!!!!
    Lindo final de semana pra vc!!!
    abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

- O blog é pessoal portanto respeite.
- Deixe o link do seu blog pra eu visitar.
- Favor sem xingamentos.
- Pode ter certeza que irei no seu blog tbm.

Obrigada pela visita, não esqueça de seguir o blog e volte sempre !

Beijos Aline Cuerci