31 julho 2014

Resenha: O Silêncio das Montanhas


E trago mais uma resenha do Khaled Hosseini.  Como sempre me surpreendendo com suas histórias e eu adoro o jeito que ele envolve todos os personagens...




Sinopse - O Silêncio das Montanhas - Khaled Hosseini
O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título "fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo". Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.


Sobre o Livro - O Silêncio das Montanhas é o terceiro romance de Khaled Hosseini, escritor também de O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol. 

Em O Silêncio das Montanhas o tema é a história de dois irmãos, Pari e Abdullah, separados ainda na infância. O desenvolvimento da trama nos leva à uma viagem que não se limita a contar somente a vida subsequente desses dois irmãos, mas também de outras personagens, de pouca ou muita relevância.

São essas histórias que compõem o enredo do livro. Histórias marcadas por escolhas difíceis, angústias de uma vida inteira por palavras não ditas ou mesmo coisas não feitas, sonhos desfeitos para dar lugar a outras necessidades. Da mesma forma como Pari e Abdullah passam suas existências sofrendo com uma ausência, os outros personagens também mostram que, mesmo por questões diferentes, também possuem um vazio dentro si, assuntos inacabados, dúvidas. 

O autor consegue abordar muitos assuntos, mesmo que rapidamente. A corrupção e injustiça, os efeitos da guerra, o preconceito.

Uma característica interessante do romance são as narrativas paralelas. São vários núcleos. Cada capítulo apresenta um desses núcleos, todos se relacionando de alguma forma com a vida de Pari e Abdullah. Direta ou indiretamente, os personagens desses núcleos fazem parte do contexto principal. Logo, mesmo que a história de vida de alguns personagens se situe bem distante de onde se passam as cenas dos dois irmãos separados, não há desconexão, já que o elo que une todos na trama são eles próprios, os personagens. Inclusive, formam-se teias interessantes!

Ao mesmo tempo, é fácil notar que cada núcleo é independente. Por vezes temos a mesma história sendo contada mais de uma vez, mas por ângulos diferentes, do(s) personagem (ns) em questão. Um exemplo simples, e que não compromete a história, é a assistência financeira dada por Abdullah à seu irmão Iqbal, da qual somos informados pelo menos duas vezes, por pessoas diferentes, em situações totalmente diferentes, núcleos diferentes. 

A maioria dos fatos são narrados em primeira pessoa, por narradores-personagens. Nesses casos conseguimos mergulhar em seus universos, conhecê-los profundamente. Porém, mesmo quando não se tratam de narradores-personagens, o autor oferece informações suficientes para sentirmos de perto cada personagem. E essa é uma habilidade extraordinária, que deve ser apreciada sempre, e mais ainda se for fundamental para a história ter-se o conhecimento pleno de cada personalidade, o que inclui temperamentos, manias, defeitos, qualidades e assim por diante. Evidentemente, nas tramas propostas pelo Hosseini isso é fundamental, e ele não deixa à desejar.

Com relação ao ambiente, dessa vez o Hosseini não economizou. Cabul está longe de ser o ambiente principal da história. Além do Afeganistão, passamos por Paris (França), Grécia, EUA e outros países.

Recomendo esse livro e desse autor outros também. Vale muito apena ler. 
Beijos !!

12 comentários:

  1. Esse autor é maravilhoso, e digo apesar de ter lido apenas uma obra dele *-*
    Quero muito ler esse livro...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Já vi ele algumas vezes na Americanas (loja física mesmo), mas a princípio ele não me chamou muita atenção. Mas depois de ler a resenha, eu compreendi melhor do que se trata e achei bem interessante! Vou acrescentá-lo à minha "pequena" listinha de livros Kkkk :)

    Beijos! :*
    Blog :::: Kiss of Gloss

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem interessante, ainda não conhecia.
    Adorei a resenha,
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei a resenha, já li alguns livros desse autor, e gostei muito...

    http://olhardeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a sua resenha, o livro parece ser ótimo.

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhuma obra do autor. O livro parece bom. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Esse autor é ótimo mesmo, estou louca para ler esse livro dele!
    Beijos
    Paty
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não li , mas vale a pena indicar ,.
    beijinhos e boa semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já fi o filme O caçador de pipas, quero ler o livro, pois já ouvi falar muito bem da escrita do autor. E se já amei o filme, quem dirá seus livros..

    <a href="http://senhoritapriscila.blogspot.com> http://senhoritapriscila.blogspot.com </a>
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  10. Nossa fiquei com vontade de ler ><

    Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas

    Amiga convido você a conhecer o Programa Egrana Clique aqui!
    Bjs Lê!

    ResponderExcluir
  11. Ahh quero muito ler esse livro! AMEI SUA resenha :)

    Beijos,
    www.Bikoti.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amo romances, amo demais *-*


    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

- O blog é pessoal portanto respeite.
- Deixe o link do seu blog pra eu visitar.
- Favor sem xingamentos.
- Pode ter certeza que irei no seu blog tbm.

Obrigada pela visita, não esqueça de seguir o blog e volte sempre !

Beijos Aline Cuerci